Foto: Renan Mattos (Diário)
Proposta de estudantes da UFN é auxiliar os usuários do transporte coletivo com cartazes
Imagine uma cidade onde as placas informativas são feitas e alimentadas pelas pessoas. Os santa-marienses podem ter uma pequena amostra deste modelo graças a um projeto de três alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana (UFN). Desde terça-feira, algumas paradas de ônibus da cidade receberam adesivos do projeto "Que ônibus passa aqui Santa Maria?". O material tem uma breve explicação e um espaço em branco, aberto à colaboração dos usuários. A partir daí, as pessoas acrescentam quais as linhas passam naquele ponto, ajudando aqueles que precisam do transporte público e que não conhecem as rotas em Santa Maria.
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Os alunos Rodrigo da Rosa Miranda Rodrigues, 28 anos; Andrei de Moraes, 25 anos, e Andressa Costa, 25 anos, estão no 8º semestre da faculdade e desenvolveram o projeto para a disciplina de Projeto Experimental 2.
A INICIATIVA
A ideia foi desenvolvida pelo coletivo "Shoot The Shit", de Porto Alegre, que cria projetos e campanhas voltados para as pessoas. Os estudantes replicaram a iniciativa, que já existe em 30 cidades, em Santa Maria. Em Porto Alegre, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) adotou a proposta e implantou placas com as informações das linhas que passam no local mantendo o layout criado pelo coletivo. O projeto foi eleito pelo jornal britânico The Guardian, a melhor ideia para cidades no desafio The World Cities Day Challenge.
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Foram impressos cerca de 90 adesivos com o patrocínio na Gráfica Medianeira. Na terça-feira, os alunos estiveram nas paradas mais movimentadas do Centro de Santa Maria colando os primeiros adesivos, explicando o funcionamento para os usuários e ainda pedindo que as pessoas levassem o adesivo aos bairros onde desembarcam para aumentar o alcance das informações.
- A maioria das pessoas entenderam e participaram. Alguns, mais pessimistas, disseram que a prefeitura que tinha que implantar as placas - relatou Rodrigo, um dos universitários que participou da primeira ação de divulgação.
O grupo fará outras visitas às paradas para espalhar a ideia, ainda sem datas previstas.